sessões paralelas

1

a

Smart campus e Sustentabilidade Energética

9265 . Saul Carvalho, Lino Ferreira e Sérgio Silva.
SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS EM SALAS DE AULAS.

4566 . Diogo Botas, Duarte Franco, Paulo Ventura, Paulo Coelho e Pedro Marques.
VAMOS POUPAR… Monitorização dos consumos do Campus 2 do Politécnico de Leiria.

7030 . Bruno Alves, Ivo Araújo e António Curado.
INSTALAÇÃO FOTOVOLTAICAS PARA AUTOCONSUMO: uma aposta firme rumo à descarbonização das Instituições de Ensino Superior.

5287 . Francisco Fernandes, João Sousa e Hermano Bernardo.
PREVISÃO DE CONSUMOS ENERGÉTICOS NUM CAMPUS DO ENSINO SUPERIOR COM RECURSO A MÉTODOS DE MACHINE LEARNING.

3026 . Ivo Araújo, António Curado e Bruno Alves.
SISTEMAS DE MONITORIZAÇÃO DE CONSUMOS: UM PASSO RUMO À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO CAMPUS.

b

Parcerias para a sustentabilidade

6896 . Manuel Barros e Natércia Santos.
ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS ENTRE ACADEMIA, CIDADES E COMUNIDADES.

3236 . Maria Baltazar e Marcos Santos.
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: uma parceria Academia-Comunidade no caso de um Plano Estratégico Municipal de Educação.

8932 . Carla Pinto-Cruz, Erika Almeida, Rosalina Costa, Ana Costa, Rita Azedo e Cristina Galacho.
LOJA SuÉ – Uma porta aberta para a sustentabilidade.

3331 . Cristina Costa, Dina Mateus e Henrique Pinho.
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE REDES COLABORATIVAS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A COMUNIDADE ENVOLVENTE.

1548 . Murillo Barros, Rodrigo Salvador, Mariane Ferreira e Cassiano Piekarski.
ENSINANDO AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E ECODESIGN: uma cooperação universidade-indústria.

c

Educação para a sustentabilidade I

5957 . Patrícia Dias Correia, Dário Trindade, Diogo Trigo e Sandrina Nóbrega Pereira.
iBiMED GREENLAB: promovendo investigação biomédica sustentável.

1091 . Vítor Manteigas, Sandra Miranda, Marina Almeida-Silva, Pedro Sarreira, Ana Monteiro, Cristina Camus, Alexandra David e Renato Abreu.
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: avaliação do MOOC “sustentabilidade ambiental – mobilizar, observar e operacionalizar”.

6751 . Mahsa Mapar, Sandra Caeiro, Paula Bacelar Nicolau, Allessandro Galli, Maria Serena Mancini, Nicoletta Patrizi, Federico M. Pulselli, Sara Moreno Pires, Catarina Madeira e Georgios Malandrakis.
A KEY DETERMINANT OF SUSTAINABILITY TEACHING AND PRACTICES SUCCESS: The case of Universidade Aberta.

6743 . Carolina Silva e Antje Disterheft.
A CAMINHO DE UM CAMPUS REGENERATIVO – considerações teóricas e práticas.

3582 . Ana Teresa Oliveira, Ana Sofia Rodrigues, Sara Paiva, Joana Nogueira, Sara Simões, João Martins, Jorge Esparteiro Garcia, Paula Alexandra Rego, Pedro Faria, Luís Romero, Arlete Carvalho, Raquel Moreira, Ana Curralo, Manuel Gulias, Linda Saraiva e Sofia Rodrigues.
ESCOLA INCLUSIVA IPVC: Um projeto de inovação pedagógica assente na sustentabilidade académica e comunitária.